sábado, 19 de junho de 2010

Crianças da escola Kagugu de Ruanda viajam ao Brasil

 

Dia 17 e 18 junho de 2010 dois grupos de crianças da Escola Primária Kagugu de Ruanda (P3 e P4) encontraram-se com crianças da 3a série da Escola Estadual Otávio de Souza de Porto Alegre/Brasil por videoconferência, no Skype. 
Os alunos de Ruanda começaram falando em Português: Bom dia! Oi! Tudo Bem! 
Os alunos brasileiros falaram em inglês: Good afternoon! How are you?

Os alunos de Ruanda se apresentaram em Português: Oi! Meu Nome É ... Muito Prazer! 
Os alunos brasileiros apresentaram-se em Inglês: Hi! My name is ... Nice to meet you! 
  

Esta atividade fez parte do início de uma pequena parceria entre uma turma de uma escola brasileira e duas turmas de uma escola em Ruanda. 




Como isso começou? 
Os alunos da 3a série (8 e 9 anos) da professora Rosa San Pedro estavam curiosos sobre a África, em função da Copa do Mundo.

Motivados pela professora, eles escreveram  uma carta e me enviaram por e-mail para ser entregue a uma turma de uma escola em Ruanda. Nesta carta eles pediram para saber mais sobre Ruanda e disseram que gostariam de conhecer crianças de Ruanda através da Internet. 
Eu entreguei a carta a duas turmas da escola Kagugu, P3 e P4. As crianças ficaram muito animadas ao receberem a carta. Os olhinhos brilhavam!


Sobre o Brasil eles sabiam informações apenas sobre os jogadores do futebol: Kaka, Robinho, Ronaldinho.

Para comunicar-se com os estudantes brasileiros, os ruandeses aprenderam um pouquinho de Português através da atividade Speak no laptop. Antes do encontro eles também buscaram informações e mapas do Brasil em seus laptops. Os alunos brasileiros também aprenderam Inglês com a professora Rosa para iniciar a comunicação.

O encontro aconteceu através de videoconferência pelo Skype. No Brasil era 11h da manhã e em Ruanda era 4h da tarde.
Depois dos cumprimentos e da apresentação de cada grupo na língua estrangeira, os alunos de ambos os países tiveram tempo de expressar as suas curiosidades sobre a cultura estrangeira. 




Os estudantes brasileiros estavam curiosos sobre: 


Se há cobras no pátio da escola em Ruanda; 
Se as crianças em Ruanda já fugiram de leões; 
Por que não há meninas na escola (isso porque todas as crianças usam cabelos curtos);
 Por que os alunos usam uniforme em Ruanda;
Se os alunos de Ruanda são bem comportados? O que os professores em Ruanda fazer para manter a ordem; 
Como é ser Africano;
 Por que os alunos de Ruanda estava usando camiseta (isso significa que está quente) e as pessoas da África do Sul estão usando jaqueta, luvas, tocas, mantas (está frio) se eles estão no mesmo continente; Há presidente em Ruanda;





Os alunos em Ruanda estavam curiosos sobre:  


Se em Ruanda é 4 horas da tarde, que horas é no Brasil; 
Se há gorilas no Brasil; 
Por que os estudantes brasileiros não usam uniforme; 
Por que os estudantes brasileiros têm cabelos longos (e os piolhos); 
Qual é a história do Brasil;
Se os estudantes brasileiros estão satisfeitos com o resultado do último jogo do Brasil na Copa do Mundo; 
Onde está o Brasil no mapa; Qual é o nome do presidente do Brasil;
 Qual é o melhor jogador de futebol brasileiro; 

A videoconferência terminou com estudantes de Ruanda cantando uma canção em Kinyarwanda para os estudantes brasileiros. Foi muitos emocionante!  Houve aplausos, beijos e palavras como: I loved to meet you! I love you! Tchau, Tchau! Bye, Bye! Beijos! 





Os professores de Ruanda: Muhire J.M.V, Murekatete Mediatrice, Rukera Abdou e, também o diretor da escola, Edouard Nizeyimana, conversaram com a professora Rosa H. San Pedro no Brasil.
 Diretor da escola Kagugu falando com a professora Rosa no Brasil
Os próximos passos serão continuar a correspondência (pen pal) através de e-mail (carta criada com alunos) pelos professores de ambos os países e a criação de uma conta no Twitter para continuar a comunicação. 

Também há a possibilidade de fazermos outras videoconferências.
 Logo após terminarmos a videoconferência as crianças em Ruanda, por conta própria, começaram a procurar informações sobre o Brasil na Internet. Achei bárbaro!!!

Correspondência entre crianças de diferentes países não é totalmente novo. No entanto, é sempre emocionante para as crianças conhecerem os alunos de outros lugares. O encontro cara-a-cara permite que a comunicação torne-se mais real para as crianças e até mesmo para os professores. Esse tipo de experiência de aprendizagem abre novas possibilidades para as crianças. Antes da vídeoconferência, a idéia de falar com crianças de outro continente era abstrata para ambas as partes. A partir do momento em que se viram, as perguntas e curiosidades começaram a brotar.

Além disso, este tipo de atividade cria a necessidade e significado para os alunos aprenderem uma língua estrangeira e conhecer uma cultura estrangeira, o que muitas vezes em uma aula convencional não tem sentido. 



***Esta atividade foi criada e coordenada por Silvia Kist, OLPC Learning Team, 
com assessoria de Jimmy Parfait, Rwagaju Desire, Wang Tiffany, Jean Claude Tuyishimire, Munyeshuri Evode e Agnes.

Vejam mais fotos no nosso Flicker.

Esse post foi originalmente publicado por mim, em inglês, no blog da ONG.

6 comentários:

  1. Oi, Sylvia,
    Great job!

    This is a very good initiative, you guys came up with. I remember when i was in high school we had that kind of communication with another Italian class. It's very productive since the kids become more open-minded by knowing different cultures.

    ez.

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  2. Olá Silvia,

    É muito bom ver as crianças utilizando o XO na prática educativa.Parabéns pelo excelente trabalho.

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  3. Bom dia Sílvia,

    (Enviei esta mesma mensagem para silvia@edu.ufrgs.br, mas para garantir que leia, já que não sei se ainda usa aquele email, envio também por aqui, ok?)

    Fiquei muito bem impressionada com o trabalho e com a forma como você registra suas experiências.

    Sou jornalista e trabalho no Portal TFedu. Temos uma seção chamada Deu Certo (http://www.tfedu.com.br/Pages/deu-certo.aspx) em que publicamos histórias de experiências bem sucedidas com o uso de tecnologia na educação.
    Para nós, seria muito rico podermos contar essa iniciativa em Ruanda.

    Para agilizar as coisas, tomo a liberdade de já lhe enviar algumas perguntas. Por gentileza, verifique sua disponibilidade e interesse, ok?

    Seguem as questões:

    - Me fale um pouco da sua "biografia". Nome comple, onde nasceu, onde mora agora, idade, formação, atuação...
    - Descreva no que consiste seu projeto. Como começou com o UCA aqui no Brasil e de que forma chegou a Ruanda.
    - Qual a idade dos estudantes e em quantos são?
    - Quais as principais diferenças entre os alunos daí e os que tinha aqui.
    - O que significa um projeto como esse na realidade educacional de Ruanda?
    - Qual tem sido o resultado e repercussão?
    - Vc avalia q usar ferramentas digitais ajuda na assimilação do conteúdo? Entende q eles se interessam e "aprendem mais" dessa forma?
    - Qual é o papel das tecnologias digitais na educação especialmente na realidade de Ruanda, qual a importância do uso e como os educadores podem usufruir essas facilidades?

    Desde já, agradeço.

    Até logo!

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  4. Olá Dani! Realmente, não utilizo mais esse e-mail edu.ufrgs. Podes me enviar as questões para silvia@laptop.org já que não tenho o teu e-mail e não saberia para onde responder. Abraços.

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  5. Oi amiga, fiquei encantada com o trabalho. Emocionante, significativo, enfim, muito enriquecedor para as aprendizagens dos alunos, parabéns a ti e a professora Rosa!

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  6. Obrigada amiga! Pode ir planejando! Final de agosto faremos algo com os alunos do Guerreiro!!!

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