Dia 17 e 18 junho de 2010 dois grupos de crianças da Escola Primária Kagugu de Ruanda (P3 e P4) encontraram-se com crianças da 3a série da Escola Estadual Otávio de Souza de Porto Alegre/Brasil por videoconferência, no Skype.
Os alunos de Ruanda começaram falando em Português: Bom dia! Oi! Tudo Bem!
Os alunos brasileiros falaram em inglês: Good afternoon! How are you?
Os alunos de Ruanda se apresentaram em Português: Oi! Meu Nome É ... Muito Prazer!
Os alunos de Ruanda se apresentaram em Português: Oi! Meu Nome É ... Muito Prazer!
Os alunos brasileiros apresentaram-se em Inglês: Hi! My name is ... Nice to meet you!
Esta atividade fez parte do início de uma pequena parceria entre uma turma de uma escola brasileira e duas turmas de uma escola em Ruanda.
Como isso começou?
Os alunos da 3a série (8 e 9 anos) da professora Rosa San Pedro estavam curiosos sobre a África, em função da Copa do Mundo.
Motivados pela professora, eles escreveram uma carta e me enviaram por e-mail para ser entregue a uma turma de uma escola em Ruanda. Nesta carta eles pediram para saber mais sobre Ruanda e disseram que gostariam de conhecer crianças de Ruanda através da Internet. Eu entreguei a carta a duas turmas da escola Kagugu, P3 e P4. As crianças ficaram muito animadas ao receberem a carta. Os olhinhos brilhavam!
Motivados pela professora, eles escreveram uma carta e me enviaram por e-mail para ser entregue a uma turma de uma escola em Ruanda. Nesta carta eles pediram para saber mais sobre Ruanda e disseram que gostariam de conhecer crianças de Ruanda através da Internet. Eu entreguei a carta a duas turmas da escola Kagugu, P3 e P4. As crianças ficaram muito animadas ao receberem a carta. Os olhinhos brilhavam!
Sobre o Brasil eles sabiam informações apenas sobre os jogadores do futebol: Kaka, Robinho, Ronaldinho.
Para comunicar-se com os estudantes brasileiros, os ruandeses aprenderam um pouquinho de Português através da atividade Speak no laptop. Antes do encontro eles também buscaram informações e mapas do Brasil em seus laptops. Os alunos brasileiros também aprenderam Inglês com a professora Rosa para iniciar a comunicação.
O encontro aconteceu através de videoconferência pelo Skype. No Brasil era 11h da manhã e em Ruanda era 4h da tarde.
Depois dos cumprimentos e da apresentação de cada grupo na língua estrangeira, os alunos de ambos os países tiveram tempo de expressar as suas curiosidades sobre a cultura estrangeira.
Os estudantes brasileiros estavam curiosos sobre:
Se há cobras no pátio da escola em Ruanda;
Se as crianças em Ruanda já fugiram de leões;
Por que não há meninas na escola (isso porque todas as crianças usam cabelos curtos);
Por que os alunos usam uniforme em Ruanda;
Se os alunos de Ruanda são bem comportados? O que os professores em Ruanda fazer para manter a ordem;
Como é ser Africano;
Por que os alunos de Ruanda estava usando camiseta (isso significa que está quente) e as pessoas da África do Sul estão usando jaqueta, luvas, tocas, mantas (está frio) se eles estão no mesmo continente; Há presidente em Ruanda;
Os alunos em Ruanda estavam curiosos sobre:
Se em Ruanda é 4 horas da tarde, que horas é no Brasil;
Se há gorilas no Brasil;
Por que os estudantes brasileiros não usam uniforme;
Por que os estudantes brasileiros têm cabelos longos (e os piolhos);
Qual é a história do Brasil;
Se os estudantes brasileiros estão satisfeitos com o resultado do último jogo do Brasil na Copa do Mundo;
Onde está o Brasil no mapa; Qual é o nome do presidente do Brasil;
Qual é o melhor jogador de futebol brasileiro;
A videoconferência terminou com estudantes de Ruanda cantando uma canção em Kinyarwanda para os estudantes brasileiros. Foi muitos emocionante! Houve aplausos, beijos e palavras como: I loved to meet you! I love you! Tchau, Tchau! Bye, Bye! Beijos!
Os professores de Ruanda: Muhire J.M.V, Murekatete Mediatrice, Rukera Abdou e, também o diretor da escola, Edouard Nizeyimana, conversaram com a professora Rosa H. San Pedro no Brasil.
Diretor da escola Kagugu falando com a professora Rosa no Brasil
Os próximos passos serão continuar a correspondência (pen pal) através de e-mail (carta criada com alunos) pelos professores de ambos os países e a criação de uma conta no Twitter para continuar a comunicação.
Também há a possibilidade de fazermos outras videoconferências.
Logo após terminarmos a videoconferência as crianças em Ruanda, por conta própria, começaram a procurar informações sobre o Brasil na Internet. Achei bárbaro!!!
Correspondência entre crianças de diferentes países não é totalmente novo. No entanto, é sempre emocionante para as crianças conhecerem os alunos de outros lugares. O encontro cara-a-cara permite que a comunicação torne-se mais real para as crianças e até mesmo para os professores. Esse tipo de experiência de aprendizagem abre novas possibilidades para as crianças. Antes da vídeoconferência, a idéia de falar com crianças de outro continente era abstrata para ambas as partes. A partir do momento em que se viram, as perguntas e curiosidades começaram a brotar.
Além disso, este tipo de atividade cria a necessidade e significado para os alunos aprenderem uma língua estrangeira e conhecer uma cultura estrangeira, o que muitas vezes em uma aula convencional não tem sentido.
***Esta atividade foi criada e coordenada por Silvia Kist, OLPC Learning Team,
com assessoria de Jimmy Parfait, Rwagaju Desire, Wang Tiffany, Jean Claude Tuyishimire, Munyeshuri Evode e Agnes.
Vejam mais fotos no nosso Flicker.
Esse post foi originalmente publicado por mim, em inglês, no blog da ONG.
Vejam mais fotos no nosso Flicker.
Esse post foi originalmente publicado por mim, em inglês, no blog da ONG.
Oi, Sylvia,
ResponderExcluirGreat job!
This is a very good initiative, you guys came up with. I remember when i was in high school we had that kind of communication with another Italian class. It's very productive since the kids become more open-minded by knowing different cultures.
ez.
Olá Silvia,
ResponderExcluirÉ muito bom ver as crianças utilizando o XO na prática educativa.Parabéns pelo excelente trabalho.
Bom dia Sílvia,
ResponderExcluir(Enviei esta mesma mensagem para silvia@edu.ufrgs.br, mas para garantir que leia, já que não sei se ainda usa aquele email, envio também por aqui, ok?)
Fiquei muito bem impressionada com o trabalho e com a forma como você registra suas experiências.
Sou jornalista e trabalho no Portal TFedu. Temos uma seção chamada Deu Certo (http://www.tfedu.com.br/Pages/deu-certo.aspx) em que publicamos histórias de experiências bem sucedidas com o uso de tecnologia na educação.
Para nós, seria muito rico podermos contar essa iniciativa em Ruanda.
Para agilizar as coisas, tomo a liberdade de já lhe enviar algumas perguntas. Por gentileza, verifique sua disponibilidade e interesse, ok?
Seguem as questões:
- Me fale um pouco da sua "biografia". Nome comple, onde nasceu, onde mora agora, idade, formação, atuação...
- Descreva no que consiste seu projeto. Como começou com o UCA aqui no Brasil e de que forma chegou a Ruanda.
- Qual a idade dos estudantes e em quantos são?
- Quais as principais diferenças entre os alunos daí e os que tinha aqui.
- O que significa um projeto como esse na realidade educacional de Ruanda?
- Qual tem sido o resultado e repercussão?
- Vc avalia q usar ferramentas digitais ajuda na assimilação do conteúdo? Entende q eles se interessam e "aprendem mais" dessa forma?
- Qual é o papel das tecnologias digitais na educação especialmente na realidade de Ruanda, qual a importância do uso e como os educadores podem usufruir essas facilidades?
Desde já, agradeço.
Até logo!
Olá Dani! Realmente, não utilizo mais esse e-mail edu.ufrgs. Podes me enviar as questões para silvia@laptop.org já que não tenho o teu e-mail e não saberia para onde responder. Abraços.
ResponderExcluirOi amiga, fiquei encantada com o trabalho. Emocionante, significativo, enfim, muito enriquecedor para as aprendizagens dos alunos, parabéns a ti e a professora Rosa!
ResponderExcluirObrigada amiga! Pode ir planejando! Final de agosto faremos algo com os alunos do Guerreiro!!!
ResponderExcluir