segunda-feira, 5 de julho de 2010

Umuganda: um conceito de Ruanda para o mundo

Imagine um país onde uma vez por mês, cada cidadão, mesmo os governantes, está envolvido em algum tipo de ação social, quer se trate da limpeza das ruas, ou fazendo algum outro tipo de ação comunitária. Inconcebível? Inacreditável?
Isso é realidade em Ruanda!

Umuganda é tradição no país iniciada antes da época colonial.
Ela é baseada na idéia que todos os cidadãos de mais de 18 anos devem contribuir para o bem comum da população, sem remuneração. 
Para tanto, todos os últimos Sábados de cada mês, das 7h às 12h toda a população do país deve engajar-se em uma atividade para a comunidade. É proibido a realização de qualquer tipo de comércio, trabalho ou atividade individual. Mesmo o transporte público não funciona. Os taxis são proibidos de circular.
Recusar-se a realizar Umuganda sem a devida autorização pode levar à prisão imediata. 


No dia de Umuganda todo o cidadão deve dirigir-se ao escritório do setor (setor pode ser comparado com bairro) a que pertence  para verificar a atividade que ele deve realizar. Dentre as atividades estão: plantar árvores, limpeza de ruas e matos ao redor de estradas, corte de grama, juntar lixo, cuidar dos jardins nas praças e estradas,  manutenção de bens públicos, reuniões de bairro, etc.

Umuganda também cumpre outro papel de união e reconciliação ao permitir que as pessoas se conhecem no bairro, compartilhem preocupações e soluções para problemas comuns. Além disso, no Umuganda a população local se mistura com as autoridades, e isso oportuniza que haja um diálogo sobre questões que afetam a comunidade local e a nação como um todo.

Mas o conceito de Umuganda tem sido ampliado. Sam, coordenador do projeto em Ruanda, está construindo sua casa "com suas próprias mãos", como ele costuma dizer. Portanto, ele convidou a equipe da OLPC para realizar Umugunda em sua obra.  E lá fomos nós, carregar terra para fazer o nivelamento do terreno da futura casa do Sam! 
Com certeza, Umuganda na casa do Sam foi mais uma atividade simbólica para demonstrarmos nosso comprometimento com ele e entendermos o princípio dessa tradição de Ruanda.
 

Esse princípio de Umuganda queremos trazer para as escolas que fazem parte do projeto da OLPC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário