quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bom dia! Mwiriwe! Momentos da Videoconferência entre alunos do Brasil e de Ruanda

Como continuidade do projeto de trocas entre alunos brasileiros e Ruandeses, dia 9 de julho de 2010 realizamos a 3a videoconferência. Nessa ocasião, todos os alunos de 1a à 4a série da E.E. Otávio de Souza (POA- Brasil) conversaram com alunos de 2 turmas (4a e 6a série)da escola Kagugu de Ruanda.

Iniciamos a atividade com "O bom dia!" dito pelo alunos Ruandeses e com o "Mwiriwe!", dito pelos Brasileiros e com cada grupo cantando uma música para homenagear seus novos amigos! Os Porto-alegrenses cantaram “Por Alegre é demais” e os alunos Ruandeses cantaram uma música em Kinyarwanda.


Na seqüência, um representante de cada turma da escola Otávio de Souza, junto com a professora, fizeram suas questões. Entre elas:
- Se as crianças tinham merenda na escola e se era o governo que pagava. (Na escola Kagugu não há merenda. As crianças fazem as refeições somente em casa)
- Se as crianças tinham tema para casa. (Sim!!! responderam os alunos)
- Se as crianças jogavam voleibol. (Sim!!! responderam os alunos)
- Em que tipo de bairro a escola Kagugu ficava. Comercial, residencial ou industrial. (Em Ruanda as regiões são organizadas em Provícias, Distritos e Setores. Kagugu faz parte do setor chamado Kinyinya, dentro do distrito de Gasabo, na cidade de Kigali).
- Se os alunos moravam longe ou perto da escola e que tipo de transporte usavam para chegar na escola.(Os alunos responderam que moram longe e caminham de 30 a 50 minutos para chegar à escola)
- A professora Rosa perguntou se tinha alguma "Rosa" entre as alunas. E a aluna Rose, bastante orgulhosa, levantou-se para falar com ela!
- Se as crianças tinham recreio e que tipo de brincadeira faziam durante ele.
Para responder essa última pergunta, as meninas Ruandesas ensinaram um jogo que elas brincam no recreio.  Veja o vídeo:


Entre as perguntas feitas pelos alunos de Kagugu aos brasileiros, estavam:

- O que eles costumam fazer durante o dia?
- Qual é o nome do presidente do Brasil?
- Qual é a capital do Brasil?
- Qual é o melhor jogador de futebol Brasileiro?
- Por que o Brasil perdeu a Copa do Mundo?

No encontro virtual também houve interação entre a equipe diretiva de ambas as escolas.  Nessa oportunidade ambos diretores, Edouard NIZEYIMANA (de Kagugu) e Liramar Cortizo Garcia dos Santos (da Otávio de Souza) manifestaram sua alegria com a parceria e demonstraram seu comprometimento e suporte para o projeto.

Durante a videoconferência crianças Ruandesas aproveitaram seus laptops para tirar fotos e fazer vídeos das crianças brasileiras que estavam vendo através da tela! 

Também utilizaram o laptop para registrar suas perguntas e as novas informações que estavam obtendo durante a interação com os brasileiros.
No final, estudantes Ruandeses mostraram a pesquisa que haviam feito sobre o Brasil, com fotos já inseridas no editor de texto, o que resultou em muitos aplausos no Brasil.






O mais emocionante para os alunos Ruandeses foi quando eles viram os trabalhos que os Brasileiros haviam feito sobre Ruanda.  Ver as coloridas bandeirinhas de Ruanda no Brasil gerou muiiiita euforia e alegria!!!







Na despedida muitos TCHAU! TCHAU! BYE! BYE! BEIJOS!

OBS: Segundo a professora Rosa H. San Pedro, os alunos do Otávio de Souza disseram que adorariam ter laptops como os das crianças de kagugu! Também adoraram as imagens dos animais nas paredes da escola Kagugu!

Atividades prévias antes da 3a videoconferência:
Após a última videoconferência, professores de ambos os países trocaram alguns e-mails.
Em Ruanda o professor Rukera Abdou e sua turma escreveram um e-mail coletivamente para a turma da professora Rosa H. San Pedro.  Aqui estão as fotos deles produzindo o e-mail.


Interessante que nesse dia algumas crianças, por conta própria, já tinham feito sua apresentação escrita em Português e criado um texto com fotos sobre Ruanda para enviar para os amigos brasileiros.
O menino da foto abaixo escreveu em Kinyarwanda informações sobre o Parque Nacional Akagera.



Também enviamos vídeos dos gorilas, filmado na montanha do gorilas aqui em Ruanda.
Além disso, continuamos aprendendo um pouco de Português na escola Kagugu.  “Cada vez que chego na escola, crianças e professores vêm me saudar em Português!!!” O diretor da escola Kagugu cadastrou-se no Livemocha para aprender Português!


No Brasil, a professora Rosa fez uma saída de campo com seus alunos para fotografar o pior e o melhor do Brasil para enviar para Ruanda. Eles publicaram no site da escola Otávio de Souza.
Eles também traduziram para o inglês o vídeo com a música Porto Alegre é demais para que as crianças Ruandesas entendessem um pouco do significado e vissem um pouco de Porto Alegre.
Todas as turmas pesquisaram sobre Ruanda na Internet!
A turma da professora Rosa também está tentando aprender umas palavras em Kinyarwanda:
Bite = Oi

Mwiriwe (miriuê) =  Boa tarde

Mwaramutse (muarámutze) = Bom dia

Amakuro = Como esta você?

Nimeza = Tudo bem.

Clique aqui para ver o projeto para essa atividade desenvolvido pela Professora Rosa H. San Pedro. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário