domingo, 11 de julho de 2010

Internship programa: a equipe que viabiliza nossas ações nas escolas.

Um dos nossos objetivos do nosso trabalho em Ruanda é formação de pessoas locais.
Baseamos nossa ação no princípio que temos que oportunizar experiências ricas de aprendizagem e reflexão para um grande número de pessoas.  Mas nem todas essas pessoas serão “tocadas” pelas idéias que acreditamos.
Na verdade, poucos serão! Mas estes “poucos”, que realmente acreditam e querem um mundo melhor para as crianças, serão como sementes que futuramente disseminarão essas idéias de aprendizagem pelo país.  E é nesses “poucos”que investiremos mais o nosso tempo e o nosso foco. A vinda temporária de outros membros da OLPC também faz parte da estratégia de estabelecimento de diferentes vínculos e sensibilização de diferentes pessoas. Confira os blogs...

De fevereiro à julho de 2010 contamos com a participação da Melissa, da Republica Dominicana, na nossa equipe de aprendizagem da OLPC, trabalhando diretamente em campo com professores e alunos.
Uma outra grande contribuição temporária, no cargo de gerente, foi Joy, quem iniciou nosso blog possibilitando a divulgação das diferentes iniciativas realizadas em Rwanda e também uma campanha de concientização sobre laptops e aprendizagem para as escolas, famílias e comunidades.
Em 2009, no primeiro programa de voluntários,  Jimmy e Désiré foram imediatamente contratados como estagiários, tornaram-se, em 2010, funcionários. Ambos estão trabalhando conosco porque acreditam na causa.  Eles são responsáveis pela coordenação e execução do trabalho em duas escolas modelos.
Em março de 2010, dos cerca de 100 voluntários que trabalharam conosco em 2009, 8 tornaram-se interno: Lote, Leandre, Pie, Emerthe, Theogene, Janvier, Jean Bosco e Evode. Esses 8 internos são estudantes universitários da Kigali Institute of Education e dedicam parte do seu tempo livre viabilizando nossas Ações nas escolas. Em maio, quando retornamos à Ruanda, eu e o Juliano começamos um programa de formação para esses internos.  A formação deles é baseada na reflexão do trabalho de campo, postada nos seus blogs pessoais e na discussão realizada com o grande grupo em um encontro semanal. Quando necessário também fazemos encontros de fundamentação teórica.
Também fazem parte da nossa equipe de internos (full time) Jean Claude e Adrien. Eles concluíram a escola Secundária (o Ensino Médio) e estão preparando-se para cursar a universidade nos EUA, seu grande sonho.  Eles têm contribuído muito com o seus conhecimento local nas nossas formações de professores e têm aprendido bastante.
Além disso, esse ano estamos recebendo estagiários estrangeiros do programa de internship da OLPC. Até final de julho contamos com 7 estudantes estrangeiros: Robert do Kênia, Sam da Inglaterra, Tiffany, Whitney, Avram, Jackie do EUA e Elisee de Ruanda mas que estuda nos EUA. A idéia é que esses estagiários suportem as nossas Ações nas escolas e no país, assumindo diferentes papéis conforme sua especialização.
O RITC (core team) também continua trabalhando conosco em algumas ações.

Seus blog estão disponíveis:
Désiré Rwagaju (Learning Development Officer) Rwagaju.wordpress.com
Jimmy Parfait (Learning Development Officer) Mrjimmy2.wordpress.com
Melissa Hquez (Learning Development Officer) melissaht.wordpress.com/
Tuyishimire Jean Claude (OLPC internship program) Specialthax.wordpress.com
Ndikumana Adrien (OLPC internship program) ndikuadrien.wordpress.com/
Elisee Habimana (OLPC internship program)  ezwitholpc2010.blogspot.com
Tiffany Wang (OLPC internship program)Twolpcrwanda.blogspot.com
Avram Rampersaud (OLPC internship program) avramolpc.blogspot.com/
Whitney L. Eich (OLPC internship program) Whitneyinrwanda.wordpress.com/
Jackie Lewis (OLPC internship program) jmlewis49.wordpress.com/
Robert Memeti (OLPC internship program) robertmemetiolpc.wordpress.com
Sam Gompertz(OLPC internship program) samolpc.wordpress.com/
Theogene Bunane (Intern from KIE/Rwanda) Theogene.wordpress.com
Emerthe Mukahabyarimana (Intern from KIE/Rwanda) Emerthe.wordpress.com
Pie Nduwayo (Intern from KIE/Rwanda) Ndupiego.wordpress.com
Janvier Nkundukonzera (Intern from KIE/Rwanda) janviern.wordpress.com
Evode Munyeshuri (Intern from KIE/Rwanda) Evodemn.wordpress.com
Leandre Mundere (Intern from KIE/Rwanda) Mundere.wordpress.com
Jean Bosco Ruhinda (Intern from KIE/Rwanda) Ruhindajohnbosco.wordpress.com
Lote Imanirarora (Intern from KIE/Rwanda) loterutare.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário