segunda-feira, 12 de julho de 2010

Rwanda 1st OLPC Head of Schools & Champion Teachers Capacity Building


A primeira fase de formação para o deployment de 65.000 XO laptops em Ruanda aconteceu na semana de 5 a 9 de julho de 2010, num total de 45 horas.
Planejada coletivamente pelo time de aprendizagem da OLPC e seus estagiários e executada pelos mesmos e mais alguns membros do RITC (num total de 25 formadores),  ela foi direcionada para os gestores e para um professor (futuro coordenador do projeto em cada escola) de cada uma das 150 escolas de 4 Províncias (30 Distritos) de Ruanda, além da cidade de Kigali.  
Os 300 professores-alunos foram organizados em 6 grupos de trabalho.
A formação foi dividida em: apresentações sobre os princípios do projeto e de significativas experiências de aprendizagens através do laptop em Ruanda; atividades práticas de exploração do laptop para familiarização e atividades de uso do laptop em atividades curriculares; utilização de dramatização (teatro) como estratégia para criação de debate sobre os possíveis desafios encontrados em uma sala de aula com laptops; informes feitos pelos representantes do Ministério da Educação sobre a distribuição dos laptops, cronograma de implementação e criação de uma campanha de conscientização para pais e comunidade. 





Alguns destaques: 

Para essa formação criamos coletivamente um booklet (pequeno manual) para ser distribuído aos professores. Além de informações sobre o laptop e sobre cuidados básicos, anexamos quatro atividades que julgamos interessantes para iniciarmos o uso do laptop e que, por ser baseadas nos livros didáticos, os professores podem utilizar em suas aulas para o Ensino de Inglês, Estudos Sociais e Matemática.

Para iniciar a discussão com os professores sobre nossa missão, Juliano apresentou dois vídeos da OLPC que abordam os princípios da ONG:  
  
OLPC Mission, Part 1: Principles and Child Empowerment
OLPC Mission, Part 2: The XO Laptop, design for learning


Edouard NIZEYIMANA, diretor da escola Kagugu apresentou sua perspectiva sobre o projeto, destacando os resultados atingidos, os problemas enfrentados e desafios ainda existentes.





Com o objetivo de promover o debate e a interação dos professores, nossos estagiários simularam uma sala de aula com laptop e seus problemas.




Para ser pensado e discutido:
A ansiedade dos professores em “aprender” todas as atividades do laptop fez com que dois grupos modificassem o nosso planejamento e atendessem a essa solicitação, ensinando Etoys. Trabalhamos com o pressuposto de atender a necessidade dos alunos e por isso, o planejamento é sempre flexível.  A questão que se coloca nesse momento é que se os estagiários estavam realmente atendendo a uma necessidade dos professores ou essa era uma necessidade pessoal deles em trabalhar atividades como Etoys e Scratch...

O teatro foi discutido com o grupo, mas preparado pelos estagiários. Apesar da nossa orientação, faltou de nossa parte um acompanhamento mais de perto dos ensaios. No momento da encenação nosso “professor” agiu de uma maneira muito tradicional e até agressiva com os "alunos", o que, por um lado, foi interessante  porque provocou reação da platéia e a discussão sobre suas atitudes. No entanto, essa atitude do professor não deixa de ser uma concepção do estagiário de como agem os professores.


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