quinta-feira, 3 de junho de 2010

Formação de professores de escolas privadas




Em final de abril de 2009, o core team, sob a nossa orientação, realizou uma formação de professores de 6 escolas privadas durante uma semana.
As atividades planejadas pelo core team voltaram a ter um propósito. A primeira delas foi o uso da câmera e do editor de texto para fazer um documento de identidade. Então, os professores aprenderam utilizar essas duas ferramentas e algumas de suas funcionalidades para criar a sua própria identidade.
Além dessa duas atividades o core team escolheu o Turtle Art para trabalhar com os professores.  Ensinamos os comandos básicos para programar um quadrado e criamos vários desafios para os professores programarem outras formas geométricas. Após várias atividades de experimentação da ferramenta, propomos que cada escola fizesse por escrito um planejamento em como utilizar o Turtle Art em suas práticas pedagógicas, especificando os objetivos, os conceitos a serem trabalhados e sua relação com o currículo nacional.
No último dia de formação dividimos os professores em área de interesse e faixa-etária de ensino e discutimos sob a criação de propostas com o uso do laptop em sala de aula.

Problemas: Como já mencionado em outro post, por uma lado o governo fez a sua parte em oferecer formação aos professores de escolas privadas. Mas por outro, os professores não receberam laptops do governo e também recusaram-se a comprá-los com recursos próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário