domingo, 28 de março de 2010

Primeira formação de professores realizada pelo Core team (ainda em 2008)


Após a formação inicial, o core team com o nosso suporte planejou uma formação de 2 semanas para professores de 3 escolas públicas de Ruanda. O time dividiu-se em 4 grupos para atender cerca de 100 professores. Os professores foram mais ou menos organizados pela faixa-etária a qual trabalhavam e também por áreas de ensino. Os planejamento para cada grupo de professores foi diferenciado. Esses professores estariam tendo o contato com o laptop pela primeira vez. Por isso, o objetivo da formação era que os professores se sentissem confortáveis com ferramentas básicas do laptop: speak, câmera, editor de texto e de imagem, etc. No entanto, nossa dificuldade foi “convencer” o core team de que naquele momento eles não precisavam ensinar “tudo” sobre o laptop e nem entrar em programação mais complexa. Diferente deles mesmos, os professores não eram programadores e não tinham nenhuma experiência com computadores. As exigências que nós fizemos a eles não seriam as mesmas que eles fariam com os professores! Depois de muita discussão em cima do planejamento que o core team tinha feito, do nosso suporte em sala de aula a eles e da reflexão diária ao final de cada sessão de trabalho durante a formação de professores, ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. As propostas realizadas por cada grupo foram bem interessantes, envolvendo:
- apresentação pessoal dos professores com fotografia e texto no editor de texto; apresentação do colega (semelhante a proposta que eles vivenciaram na formação)
- criação de diálogos usando as fotos deles mesmos;
- produção de texto sobre um tópico a partir de uma foto. EX 1: sair da sala e ir até a rua tirar fotos de elementos da natureza e escrever sobre eles; EX 2: tirar fotos de alguma coisa importante para eles e escrever sobre isso.
- utilização da atividade SPEAK (aquela que fala o que você escreve) para saudar os visitantes que entravam na sala;
- utilização do editor de imagem.
- trabalhos em grupos envolvendo cooperação e colaboração.

- apresentação dos trabalhos e explicação do "como fazer" para o grande grupo.
- professores-alunos criando propostas e assumindo a "aula".
- diversão!












Nenhum comentário:

Postar um comentário