segunda-feira, 1 de março de 2010

Como chegamos à Ruanda...

Ruanda é um pequeno país montanhoso da África, localizado entre Uganda Tanzânia, Burundi, e República Democrática do Congo. Apesar do seu tamanho, é bastante populoso, com aproximadamente 10 milhões de habitantes, sendo que 1 milhão vive na capital, Kigali.
Ruanda passou por um genocídio em 1994, o que acarretou a destruição total do país e o massacre de cerca de 800 mil pessoas.
Como parte de sua reconstrução, no ano 2000 foi criado um plano de desenvolvimento chamado Visão 2020, que traz a visão sobre onde os Ruandeses querem estar e em que tipo de sociedade eles querem tornar-se. Nesse plano, o alvo é levantar o padrão de vida da população para vencer a fome e a pobreza e alavancar a economia. Através de análises sobre as possibilidades do país esse documento aponta que, em função da escassez de recursos naturais e de não possuir saída para o mar, a área de serviços seria a única alternativa viável: serviços em turismo e TIC’s.
Para tanto a capacitação da população tornou-se algo urgente.
Mas essa capacitação não está sendo pensada como algo imediatista. Ela começa desde a Educação Primária ( as nossas Séries Iniciais do Ensino Fundamental) e estende-se a todos os níveis.
Para atingir o objetivo em relação a educação primária, o governo de Rwanda estabeleceu uma parceria com a nossa ONG, One Laptop per Child- OLPC.
A ONG, fundada por pesquisadores do MIT e apoiados nas idéias de Papert, foi quem tomou a iniciativa de desenvolver laptops de baixo custo para crianças.
“O propósito da OLPC é proporcionar às crianças de todo mundo novas oportunidades para explorar, experimentar e se expressar”. (Site da OLPC)
Dentro da idéia de alta qualidade na Educação, nossa missão não é apenas prover laptops, mas criar uma cultura de aprendizagem, engajando as crianças na sua educação e desenvolvendo a paixão pelo aprender.
Essas possibilidades motivaram o governo de Ruanda a comprometer seus escassos recursos com o projeto, como iniciativa para qualificar a educação básica.
Em novembro de 2007 aconteceu o primeiro piloto, com 100 laptops em Rwamagana, uma escola fora da capital. Em 2008 o piloto foi estendido para cerca de 17 escolas, contando com 10 mil laptops doados pela ONG. A partir dessas experiências, em 2009 o governo decidiu comprar 100 mil laptops e começou a preparação para o projeto em larga escala, fazendo a distribuição dos mesmos em 2010.
Tendo em vista o comprometimento do país, a OLPC enviou membros do seu time de aprendizagem para Ruanda para suportar as iniciativas do governo em relação a implantação do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário