sábado, 13 de março de 2010

Início da minha participação em ações em Ruanda - Parte 1

Fomos (eu e o Juliano) enviados à Kigali, capital de Ruanda em julho de 2008.
Sendo essa minha primeira viagem à África, a curiosidade sobre o país, sobre o povo, sobre as escolas era grande. Junto a isso havia o desejo de começar logo o trabalho com os laptops, através de ações de formação de pessoal, já que minha estada seria de apenas 45 dias.
Esperar até as atividades engrenarem foi um pouco frustrante. Além da grande vontade de distribuir laptops para as crianças, o país não possuía naquele momento mais nada: nenhum coordenador, nenhum time, nenhum planejamento, nenhuma idéia de como implantar o projeto e nem consciência das reais possibilidades de ter um laptop para cada criança.
Tivemos algumas reuniões com o ministro e pessoas interessadas na iniciativa, nas quais salientamos a necessidade um COORDENADOR para o projeto no país, bem como a criação de um TIME com o qual trabalharíamos para preparar a formação dos professores.
Após algumas semanas em Ruanda, finalmente fomos informados sobre um centro de formação de professores na área de tecnologia (RITC) em uma universidade chamada KIST (Kigali Institute of Science and Technology). O governo, parceiro desse grupo, decidiu responsabilizá-los pela formação dos professores das escolas que receberiam os laptops e informo-os que deveriam preparar uma formação imediatamente para aproveitar disponibilidade dos educadores em funções do período de férias escolares.
Nossa ação durante duas semanas foi realização da formação desse time (Core Team) e nas semanas seguintes orientação dos mesmos durante a 1a formação de professores em XO laptops.

2 comentários:

  1. Silvia, seu sobrenome é KIST e você foi parar no KIST(Kigali Institute of Science and Technology). Nossa! Seria o destino já previsto no sobrenome?

    Edla

    ResponderExcluir
  2. Pois é, muito curioso! Qdo chegamos pela primeira vez no país, na imigração perguntaram sobre minha relação com a universidade. Naquele momento não tinha idéia que viria a trabalhar lá!

    ResponderExcluir