sábado, 22 de maio de 2010

Recomeçando em 2009

Após 6  meses no Brasil, em março voltamos à Ruanda, mas dessa vez para ficar por tempo indeterminado!
Dada a decisão do presidente do país de comprar 100 mil laptops, a ONG resolveu enviar um time para suportar o projeto.
Quando chegamos à Ruanda nos deparamos com a expansão do projeto para outras escolas e a venda de laptops para alunos de escolas privadas. O core tem também estava formando novos membros para fazer parte do grupo de formadores. Então começamos a intervenção com os novos membros propondo projetos baseados no currículo escolar, usando Etoys e Scratch. Os antigos membros já se sentiam “formados”! Eles não viam a necessidade de continuar a formação que estávamos propondo.
O mais decepcionante  foi ver que as 3 escolas pilotos estavam abandonadas.  Havia alguma tentativa por parte de pouquíssimos professores em utilizar as máquinas.  Naquele momento ouvimos dos professores que precisavam de mais formação e que não sabiam como integrar o laptop ao currículo.
O core team definitivamente não entendeu que deveriam continuar o suporte às escolas e aos professores em sala de aula.
Um fato interessante nesse período foi deparar-se com o trabalho voluntário na sala de aula de um professor da escola Kagugu para suportar semanalmente o uso do laptop com as crianças da 3a série. O voluntário era um japonês que estava trabalhando em Ruanda  como professor da Universidade KIST. Ele por conta própria tomou conhecimento do projeto e ofereceu-se para judar.
Em seguida, em parceria conosco, esse mesmo professor convidou seus alunos da faculdade de Química e Biologia para juntar-se a ONG no trabalho voluntário em uma das escolas.

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