Depois de um ano trabalhando para a ONG One laptop per child em Ruanda, tomei coragem para começar o tão adiado registro sobre essa experiência.
Devo alertar o leitor que não tenho o hobby de escrever. Na verdade a escrita na minha vida é um processo um pouco dolorido… e sei que as escolas que freqüentei contribuíram para que fosse assim… Gostaria de escrever de uma maneira poética e envolvente, mas não é o caso.
Uma vez refletindo sobre a função da escrita na minha vida, percebi que ela funciona bastante como Memória. Tenho o hábito de tomar notas para organizar minhas idéias e, por isso, muitas vezes sou direta nas colocações e acabo não expressando a complexidade e a riqueza da experiência.
Usos da escrita para expressão, criação, comunicação estão presentes também no meu cotidiano, mas são usos mais limitados…
Bem, meu desafio ao iniciar esse projeto de escrita será registrar o meu ponto de vista sobre essa experiência em Rwanda, resgatando momentos das iniciativas que participei como “Learning team da OLPC” desde 2008 e trazendo algumas reflexões sobre elas.
A idéia do blog é funcionar como a minha Memória sobre essa história que vivi, ou seja, momentos desse Processo de aprendizagem. Por isso estarão presentes dúvidas, incertezas, questionamentos sobre nossas ações. Como também estarei relatando coisas que aconteceram em 2008 e 2009, trarei tomadas de consciência que tive agora em relação as nossas ações do passado, mas que não eram nada óbvias naquele momento.
Gostaria de deixar claro que esse blog NÃO representa o pensamento do Learning team da OLPC como um todo. São notas e reflexões pessoais...