quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EZ, um ruandês estudando nos EUA, volta a Ruanda e desenvolve um clube de Programação

Um dos Clubes realizados na escola Privada ESCAF, pelo time da OLPC, foi a Programação de jogos. Ez (Elisee Habimana), um estagiário da OLPC (Ruandês, mas está estudando computação nos EUA) assumiu o Clube de programação em Scratch. O grupo, formado por crianças da P3 a P6,  agruparam-se em quatro equipes, escolheram jogos do seu cotidiano (já que desconhecem jogos de computador e videogame) e programaram quatro diferentes jogos em Scratch:

Voleibol


Futebol

Corrida

Ubute (jogo tradicional em Ruanda parecido com pega-pega)
Os jogos programados pelos alunos podem ser visto e baixados no site do Scratch http://scratch.mit.edu/users/escaf2010

Ez, quem conduziu esse clube, foi um caso interessante. Ele está morando no exterior e durante o Verão voltou ao seu país através do programa de internship da OLPC. Em função de seu background em Computação e seu desejo de fazer a diferença em seu país, EZ destacou-se em suas ações e  em seu posicionamento nas discussões nos nossos seminários semanais. Ele realmente entendeu o laptop como uma poderosa ferramenta de criação  e desenvolvimento do pensamento lógico e sempre trouxe sua preocupação em ir além do mediano, do simplório com o laptop.
Uma das suas atividade prediletas de EZ é o Etoys para desenvolver programação. Uma da sequências didáticas para professores que ele criou foi para a aprendizagem de polígono regulares e ângulos através da programação em Etoys. Veja!
Na ESCAF ele tentou introduzir idéias complexas de programação para crianças de 3a à 6a série.
No entanto, ele apresenta críticas bastante pertinentes na forma como o clube foi iniciado (ele assumiu o trabalho iniciado por outra colega).  A sua avaliação sobre o club encontra-se disponível em seu blog: http://ezwitholpc2010.blogspot.com/

Definitivamente nós precisamos mais "EZs" voltando para Ruanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário