quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Suporte a escolas Privadas


ESCAF é uma das escolas privadas que entrou no projeto da OLPC devido ao grande apelo do governo de Ruanda para a venda de laptops para os alunos dessas escolas.
Nem todos os alunos da ESCAF compraram laptops, mas os que compraram começaram a pressionar a direção da escola para que houvesse algum uso das máquinas.


Os professores demonstravam resistência em usá-las em sala de aula porque nem todas as crianças possuíam laptop e porque não sentiam seguros já que tinham realizado apenas uma formação inicial.
Então, devido ao grande comprometimento do diretor da escola e de sua solicitação por ajuda, a OLPC decidiu fazer algumas intervenções.
A Primeira delas foi enviar um time, duas vezes por semana, para trabalhar com as crianças que possuíam laptops, por uma hora, dentro da sala de aula no horário de aula.  Tal iniciativa não se demonstrou sustentável porque mobilizava um time grande da OLPC para um período pequeno de trabalho com as crianças. Além disso, os professores saíam da sala de aula durante esse período, invés de também aprender a usar o laptop.
A Segunda iniciativa nessa escola foi a realização de mais uma formação para os professores e o suporte em sala de aula durante as atividades com laptop realizadas pelos mesmos.
A Terceira iniciativa foi a realização de 3 clubes com encontros semanais, no período oposto às aulas, para as crianças que possuíam laptop, mas com a condição de ter a participação de pelo menos 2 professores por clube, de forma que futuramente eles pudessem dar continuidade a tais atividades. Os clubes oferecidos durante durante 5 semanas foram: Jornalismo, Criação de histórias e Programação de jogos.

Um comentário:

  1. Olá Silvia,
    Sou diretora de uma Escola de Educação Infantil em São Caetano do Sul, SP e para o próximo ano estamos iniciando as atividades no segmento do Ensino Fundamental. Vou implantar este sistema de um laptop por aluno e tenho muito interesse em conhecer mais, assim como verificar a possibilidade de adquirir este laptop. É possível? Você sabe me indicar qual o caminho para isso? Ficarei grata com seu retorno.
    meu email rose@colcastelo.com.br.
    Rosemeire Baltazar Francisco

    ResponderExcluir