quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Constructionism Conferência em Paris

Em agosto de 2010 eu e o Juliano fomos a Paris para apresentação do nosso artigo no Constructionism Conference sobre o trabalho desenvolvido em Ruanda "Matsiko: Rwandan Children Doing Curiosities Investigation With Their Laptops".
O objetivo do artigo foi explorar uma das iniciativas da equipe de aprendizagem da One Laptop per Child em Ruanda, que faz parte de uma estratégia maior para a mudança no sistema educacional.
 Esta estratégia (macro) baseia-se no framework desenvolvido por Cavallo (2004) que sugere um modelo de crescimento de pequenas iniciativas pedagógicas progressitas em uso de computadores na educação para a grande escala, através do desenvolvimento de exemplares, modelos e expressões simbólicas(linguagem).  
Tal modelo de crescimento foi concebido a fim de superar mecanismos de assimilação do sistema, por meio de mudanças na cultura de aprendizagem e da disseminação de práticas educativas inovadoras em comunidades saturada por laptops.
O modelo de crescimento é discutido com a implementação do Projeto Matsiko, uma prática inspirada na metodologia de Projeto de Aprendizagem,  que incentiva o ato de fazer perguntas para desenvolver o pensamento crítico do aluno e a investigação científica através da pesquisa de suas próprias curiosidades. O principal objetivo da atividade é proporcionar às crianças  poderosas experiências de aprendizagem através de formulação de questões e "construção" de suas respostas, criando modelos no computador.
Ao instanciar esse tipo de atividade, esperamos oferecer aos professores exemplares e modelos sobre aprendizagem em uma abordagem construcionista. Ao fornecer exemplos de práticas inovadoras, nós mostramos o que é possível fazer e o que as crianças podem alcançar e saber, quando dadas as oportunidades certas. Isso não significa criar uma receita para ser replicada. Em vez disso, significa a introdução de idéias poderosas sobre aprendizagem, definindo novas expectativas culturais sobre o que as crianças são capazes de produzir, aproveitando-se da cultura local, em uma forma de divulgar novas práticas educativas, mostrando novas possibilidades para a criação de ambientes dinâmicos de aprendizagem.
Também explicamos como essa ação específica está amalgamada com uma certa visão do uso do laptop na educação. 
No artigo abordamos os princípios que sustentam o Matsiko, apontando suas raízes na metodologia de Projetos de Aprendizagem, desenvolvida por Fagundes(1999) e discutindo as adaptações feitas para o contexto local. Descrevemos a implementação Matsiko nas escolas de Kigali, Ruanda, justificando como essa prática se alinha com a visão de desenvolvimento econômico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário