terça-feira, 1 de março de 2011

Feira do Livro em ritmo de Ruanda

Escola Baltazar de Bem encerra ano letivo com aposta no incentivo à leitura dinâmica
> MARIA EMILIA TRINDADE (Jornal do Povo, 20 de dezembro de 2010)


Com a proposta de encerrar o ano letivo de 2010 de maneira diferente da tradicional sala de aula, a professora Adelina Niemeier mobilizou todos os alunos, funcionários e professores da Escola Municipal Baltazar de Bem durante a última semana para a Feira do Livro 2010, realizada nas últimas quinta e sexta-feira.

 “A importância da leitura” foi escolhida como tema desta edição da feira.
De acordo com a professora Adelina, “os alunos precisam aprender a ler e interpretar o que eles enxergam além dos muros da escola. É preciso saber o que estão comprando no supermercado, o que eles devem pagar ao receber uma conta, o que estão assistindo na televisão. Tudo é leitura: uma foto, um desenho, uma propaganda, um filme... Precisamos saber interpretar o que estamos vendo, além daquilo que podemos ler nos livros e nas gramáticas que a escola disponibiliza”, destaca.
O destaque do evento acabou sendo Silvia Kist, patrona da feira do Baltazar, que apresentou Ruanda, país da África onde morou durante dois anos.
 

Incentivo ano todo
Para despertar o interesse dos alunos pelo assunto proposto durante todo o ano letivo, o incentivo se deu através de atividades como a construção de maquetes, releitura dos contos de fadas, produção de textos, fotos e desenhos para a última edição do projeto Repórter por Um Dia (promovido pelo JP em parceria com a 24a CRE) e produção de fotografias com o celular, onde os alunos deveriam escrever uma frase que traduzisse a imagem em palavras. O resultado dos trabalhos dos alunos foi exposto durante toda a feira para visitação pública.


EX-ALUNA VIRA PATRONA DA FEIRA
Silvia de Oliveira Kist, 30 anos, atualmente residindo no Brasil, ex-aluna, foi escolhida para ser patrona da edição 2010 da Feira do Livro da Escola Baltazar de Bem. O reconhecimento se deu devido à sua formação acadêmica e sucesso profissional obtido em tão pouco tempo, mas com muito esforço. Silvia cursou todo o ensino fundamental na Baltazar, onde sempre demonstrou interesse pelos estudos. Ao se formar na oitava série, foi estudar no Instituto Educacional João Neves da Fontoura, onde cursou o ensino médio.
Em 1998 foi aprovada no vestibular para cursar Pedagogia e curso técnico em informática na Uni- versidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Durante a faculdade, Silvia pesquisava sobre como o computador poderia ajudar na aprendizagem de crianças da periferia. Anos depois, passou no concurso para professora do Colégio de Aplicação da Ufrgs e, em seguida, para professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Trabalhou em uma escola com crianças expostas à pobreza, violência e criminalidade. Devido a isto, fez especialização em Alfabetização na PUC/RS. Em seguida, fez mestrado em Educação na Ufrgs. Também atuou no projeto Um Computador por Aluno, do Instituto de Psicologia da Ufrgs.
RUANDA - Em 2008, foi convidada para trabalhar na Organização Não-governamental (ONG) americana One Laptop Per Child - OLPC (em inglês, Um Computador por Criança), em Ruanda, país do continente africano devastado pelo genocídio em 1994. Além de Ruanda, morou na França e Estados Unidos desenvolvendo o mesmo projeto. Este ano Silvia Kist retornou ao Brasil, mas pretende regressar à África em breve para desenvolver o projeto One Laptop Per Child da ONG americana no país de Moçambique.
Durante a realização do evento, Silvia expôs alguns objetos de seu acervo pessoal trazidos de Ruanda. Entre o material apresentado, havia itens como fotos, vídeos, roupas típicas, esculturas, objetos de uso pessoal, artesanatos e laptops usados pelos estudantes de Ruanda.

Um comentário:

  1. Olá Silvia!!!!Nossa!!!Show teu blog!!!Amei demais!!!Excelente trabalho.Vamos manter contato, porque pretendo ver mais uma possibilidade de intercambio com Ruanda, mas através de outra escola que está recebendo os laptops aqui no interior de Santo Angelo!!Um abraço!

    ResponderExcluir